Prefeitura de Pedro Osório realiza mutirão e recolhe 70 toneladas de lixo

11/08/2017 Fonte:Jornal Tradição Regional / Foto: Rodrigo Netto/JTR

Como exemplo para a comunidade, o prefeito Moacir Alves, o vice Cal Oliveira, secretários municipais, diretores e funcionários formaram uma força-tarefa, no sábado (5), para retirar todo o lixo colocado indevidamente em dois pontos da cidade.

Duas equipes iniciaram o recolhimento por volta das 9h. Uma ficou na RS-704, estrada para Matarazzo e Herval, onde foram recolhidas três caçambas de lixo. O outro grupo ficou no bairro Paraíso e foram retiradas mais quatro caçambas. Conforme o secretário de Obras, Antonio Carlos, cada caçamba continha, em média, mil quilos, o que somou a marca de quase 70 toneladas de lixo.

No Paraíso, o grupo ainda dividiu e selecionou o lixo, colocando em latões e fazendo a coleta seletiva. Muitos resíduos estavam enterrados no bairro, mas como cada equipe contava com duas caçambas e uma retro escavadeira, os dois pontos foram limpos até as 12h30.

O ato de despejar lixo ou entulho em via pública, além de demonstrar falta de educação, é considerado uma contravenção penal prevista no artigo 54 da Lei 9.605/98, que aplica pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa.

"Essa ação busca conscientizar a população e outros mutirões de limpeza devem acontecer, em breve, em outros pontos. A Prefeitura está confeccionando placas alertando para não colocar lixo. A fiscalização deve ser intensificada", disse o prefeito. 

O mau hábito de jogar lixo às margens de estradas e em terrenos baldios acontece em diversos locais no município. Basta que alguém inicie para que, em pouco tempo, o volume de lixo e entulho aumente.

Galeria da Notícia